© 2017 by OSA EXPERIENCE

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Freelancer no Brasil

27-Mar-2018

O mercado de freelancer no Brasil vem crescendo nos últimos anos. Com esse artigo você entenderá melhor as características desse profissional.

 

Você está pensando em trabalhar como freelancer? Entenda agora um pouco mais sobre as características desse profissional e do serviço oferecido.

 

No Brasil, o mercado de freelancer vem crescendo nos últimos anos, com previsões de evoluir cada vez mais devido à crise econômica.

 

Em pesquisa realizada pela Rock Content, We do Logos e 99jobs, das 9.561 pessoas que responderam 77,3% já trabalharam com freela alguma fez na vida. A mesma pesquisa nos ajuda entender as principais características do mercado de freelancers nacional.

 

O perfil desse tipo de profissional, no geral, pode ser descrito como jovens, de 20 a 29 anos.

 

 

 

Fonte: Coworking Brasil

 

 

A média desses profissionais possui ensino superior completo, e a maioria na área de humanas, com comunicação social sendo o principal curso, trabalhando principalmente na área de marketing digital. Em relação ao tempo de atuação, ele conta com menos de três anos de experiência.

 

A faixa salarial de um freelancer no país gera em torno de 1000 reais mensais, o que não é um empecilho, já que a carreira se desenvolve rapidamente, fazendo com que esse valor só cresça. 

 

A geração de freelas atuais é bastante ativa, preferem trabalhar por conta devido o gerenciamento de seu tempo, flexibilidade, liberdade e conforto. Apostam no boca a boca para a divulgação de seus serviços.

 

A rotina de trabalho varia de acordo com o profissional. Existem aqueles que fazem freelancer em paralelo com o emprego registrado, que pegam jobs ocasionalmente, e aqueles que vivem somente desse serviço, dedicando de 5 a 8 horas diárias para seu trabalho.

 

O local escolhido para o desenvolvimento da função ainda está amadurecendo junto com o crescimento da profissão. No momento, o Home Office ainda é a principal escolha dos freeancers. Porém, trabalhar em coworking está cada vez mais sendo uma ótima opção devido à diminuição de gastos básicos.

 

Como todas outras profissões, essa também encontra dificuldades, e a principal é a conquista de novos clientes.  Além dessa, muitos não sabem como aplicar um preço justo aos seus serviços. A estabilidade financeira e os benefícios oferecidos por registro CLT são coisas que fazem os profissionais pensarem muito antes de iniciar o trabalho de freelancer.

 

Se você pensa em entrar nesse ramo, seja como carreira própria ou para garantir uma renda extra, saiba que vários pontos devem ser analisados com calma, buscando saber se todas as características desse profissional se enquadram com perfeição em seu estilo de vida.

 

Gostou desse artigo? Leia mais: https://www.deck-lab.com/single-post/2018/02/22/Como-se-comportar-em-espa%C3%A7o-de-coworking

Share on Facebook
Please reload

Nossas redes sociais
  • Facebook Basic Square
Posts recentes
Please reload